• Início
  • Quem Somos
    • Sobre Nós
    • Missão
    • Órgãos Sociais
    • Publicações Institucionais
    • Política de Privacidade
  • O que fazemos
    • Rede
      • Incubadora de Lojas Sociais
      • Cáritas Paroquiais
    • CLAIM Cascais
    • Par e Passo
    • Parcerias/Protocolos
      • Organizações
      • Mecenas
  • Voluntariado
    • Voluntariado
    • Projeto Par e Passo
  • Contactos
    • Reclamações
    • Onde estamos
    • Links úteis
    • Newsletter
  • Doar
    • Apoie a Nossa Missão
Logo Image
Bem Vindo(a)
  • Sair
    • Área Admin
      • IntraNet
      • Suporte

Mensagem do Presidente

Início > Mensagem do Presidente

Caros amigos,

Já estamos em pleno Advento. Preparamo-nos para a grande celebração da Encarnação de Deus, Nosso Senhor, que ao dispor-se a viver a nossa realidade humana, se fez solidário com os pobres, nascendo numa gruta, entre os animais que ali se recolhiam, e não num palácio.

Preparamo-nos individualmente, para que estejamos em condições de abrir os nossos corações à Luz que há 2000 anos irradia do presépio de Belém, mas também nos preparamos sócio caritativamente, com os recursos necessários e possíveis, para que as famílias e pessoas, que por circunstâncias das suas vidas necessitam do nosso apoio, possam celebrar o Natal com maior alegria.

Conheço o esforço, o trabalho, que a Rede Cáritas tem vindo a fazer, para assegurar que o Natal de quem está em situação de pobreza possa ser vivido mais condignamente. No entanto, preocupam-me, particularmente, as pessoas que estão sozinhas e que, muito possivelmente, irão passar a noite de Natal tristes no seu isolamento, sem poderem partilhar a alegria da vinda do Deus-menino. Este será, por ventura, o maior desafio para todos nós, que procuramos amenizar o sofrimento dos nossos irmãos.

No fim-de-semana passado, realizou-se no Funchal o Conselho-Geral da Cáritas Portuguesa. Depois de termos tido o grande prazer de acolhermos o anterior Conselho-Geral no nosso Patriarcado, coube desta vez à Cáritas Diocesana do Funchal fazê-lo. Como é hábito dos madeirenses, o acolhimento foi muito bom, tendo tido, para além da Cáritas Diocesana do Funchal, o envolvimento direto e pessoal do Bispo do Funchal e das autoridades políticas da Região, conferindo grande relevo local ao evento.

Neste encontro, para além dos normais assuntos estatutários, como a aprovação do Plano de Atividades e Orçamento do próximo ano da Cáritas Portuguesa, foram abordados outros temas, tendo sido constante, em cada um, a procura das melhores respostas para a ação sócio caritativa nas nossas dioceses.

De todo o trabalho em agenda, relevamos a grande preocupação em como fazer face aos novos desafios emergentes da atual crise social (fruto do súbito e dramático aumento da inflação), constatada também a generalizada insuficiência dos apoios do Estado às IPSS, que lutam com acrescidas dificuldades, dado o enorme aumento dos seus encargos.

No seu seguimento, o Conselho-Geral decidiu enviar um comunicado à imprensa, para manifestar esta generalizada preocupação e apelar às instâncias governamentais, para que este problema seja rapidamente enfrentado e resolvido – um comunicado incorporado no conjunto dos centeúdos desta Comunicação à nossa Rede Cáritas, e que poderá ler aqui desde já.

Amigos, com fraterna amizade, a todos vós e às vossas famílias, desejo um Santo Natal.

Luís Macieira Fragoso

 

Em 2024, Fomos

81,808584

Colaboradores

 

Em 2024, Apoiámos

818581

Pessoas

 

Em 2024, Apoiámos com

84,858286

euros

© 2022 Todos os direitos reservados.

Loading...

Insert/edit link

Enter the destination URL

Or link to existing content

    No search term specified. Showing recent items. Search or use up and down arrow keys to select an item.
      Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.