O Patriarca, D. Rui Valério, voltou a receber a CDL – Cáritas Diocesana de Lisboa e o CEPAC – Centro Padre Alves Correia para continuar a falar sobre migrações
O Patriarca, D. Rui Valério, voltou a receber a CDL – Cáritas Diocesana de Lisboa e o CEPAC – Centro Padre Alves Correia para continuar a falar sobre migrações. Estas instituições entregaram ao Patriarca de Lisboa um dossier com informação estrutural sobre migrações a que se junta informação atualizada sobre a diocese de Lisboa e que foi revista pelos professores universitários Inês Espada Vieira e Pedro Góis. A CDL e o CEPAC pretendem trabalhar esta informação com as paróquias e os parceiros a partir do próximo ano pastoral. D. Rui Valério manifestou a vontade de unir as entidades da Igreja em Lisboa para refletir e aprofundar o tema e marcou para o início de setembro um encontro com os parceiros da Pastoral Social da diocese que trabalham directamente com migrantes, solicitando à CDL e CEPAC que possam dinamizar este encontro.
A CDL e o CEPAC têm um entendimento comum dos problemas que muitos migrantes enfrentam e que potenciam a sua exclusão e impedem a concretização dos seus projetos de vida e de uma participação ativa na comunidade, tendo assinado um memorando de entendimento sobre esta matéria em 2023. Esta é mais uma iniciativa do trabalho conjunto em prol da Igreja de Lisboa.