• Início
  • Quem Somos
    • Sobre Nós
    • Missão
    • Órgãos Sociais
    • Publicações Institucionais
    • Política de Privacidade
  • O que fazemos
    • Rede
      • Incubadora de Lojas Sociais
      • Cáritas Paroquiais
    • CLAIM Cascais
    • Par e Passo
    • Parcerias/Protocolos
      • Organizações
      • Mecenas
  • Voluntariado
    • Voluntariado
    • Projeto Par e Passo
  • Contactos
    • Reclamações
    • Onde estamos
    • Links úteis
    • Newsletter
  • Doar
    • Apoie a Nossa Missão
Logo Image
Bem Vindo(a)
  • Sair
    • Área Admin
      • IntraNet
      • Suporte

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Início > MENSAGEM DO PRESIDENTE

Caros amigos,

No rescaldo da Semana Nacional Cáritas, gostaríamos de ter uma vossa opinião sobre como decorreu, no âmbito da vossa paróquia, esta semana especial, em que, em tempo de Quaresma, chamamos particularmente à atenção dos católicos para a importância da vivência da Caridade, como expressão da Fé que professamos.

À imagem de outros anos, antes da crise sanitária, a CDL procurou viver esta Semana Cáritas em conjunto com uma Vigararia, tendo sido convidada, no presente ano, a Vigararia Lisboa V, que respondeu pronta e positivamente ao nosso desafio.

Este foi um período muito enriquecedor e muito gratificante para todos nós, pois teve a adesão da maioria das paróquias. As Eucaristias de início e de encerramento da semana, nomeadamente a do dia 5, celebrada na Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, e a do dia 12, celebrada na paróquia de S. Tomás de Aquino (transmitida pela RTP), bem como a vigília de oração vivida na Paróquia de São Vicente de Paulo (Serafina), foram momentos fundamentais, que serviram para centrar o conjunto de atividades que foram levadas a cabo ao longo da Semana.

Deste programa, gostaria de mencionar especialmente a visita a várias escolas públicas e privadas presentes no território da Vigararia, durante as quais tivemos a oportunidade de interagir com muitos alunos no âmbito da disciplina de Cidadania e de Educação Moral e Religiosa. Estas sessões, muito especiais, permitiram-nos dar a conhecer a Cáritas e com ela, o sentido da Caridade Cristã.

Foi também muito importante, no âmbito das comunidades que compõem a Vigararia, a reflexão e a partilha de ideias e experiências sobre a atual situação socioeconómica e os meios de apoio existentes. Na formulação de um diagnóstico e troca de impressões, foi muito importante a presença de três presidentes de junta de freguesia, tendo esta culminado numa clara manifestação de uma intervenção em parceria entre as autarquias e a Igreja local.

Finalmente, não podemos deixar de referir, pelo seu caráter inédito, o tempo especial de antena dedicado à Semana Cáritas pela Rádio Amparo  – rádio da Paróquia de Benfica, que transmite, via internet, durante 24 horas. Estando naturalmente focada na comunidade paroquial, por estar na internet, a Rádio Amparo pode ser acedida a partir de qualquer lugar. Referimos esta rádio, como exemplo de como é possível fazer um apostolado mais eficiente, se usarmos também as novas tecnologias.

Aqui deixamos o nosso agradecimento ao Vigário, Pároco de Benfica, Padre Nuno Rosário Fernandes e, na sua pessoa, também o nosso agradecimento a todos os párocos da Vigaria Lisboa V.

Concluindo, gostaríamos de sugerir a leitura do artigo sobre a Semana Cáritas, na edição deste fim de semana do jornal Voz da Verdade (p.7), com uma referência especial ao testemunho de três párocos desta Vigararia.

Esta Semana é sempre muito importante, mas o nosso trabalho na dinamização da ação caritativa é para todos os dias. Juntos, em rede, vamos fazer melhor.

Até breve, que Deus vos proteja, e votos de uma Páscoa Feliz!

Luís Macieira Fragoso

 

Em 2024, Fomos

81,808584

Colaboradores

 

Em 2024, Apoiámos

818581

Pessoas

 

Em 2024, Apoiámos com

84,858286

euros

© 2022 Todos os direitos reservados.

Loading...

Insert/edit link

Enter the destination URL

Or link to existing content

    No search term specified. Showing recent items. Search or use up and down arrow keys to select an item.
      Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.