• Início
  • Quem Somos
    • Sobre Nós
    • Missão
    • Órgãos Sociais
    • Publicações Institucionais
    • Política de Privacidade
  • O que fazemos
    • Rede
      • Incubadora de Lojas Sociais
      • Cáritas Paroquiais
    • CLAIM Cascais
    • Par e Passo
    • Parcerias/Protocolos
      • Organizações
      • Mecenas
  • Voluntariado
    • Voluntariado
    • Projeto Par e Passo
  • Contactos
    • Reclamações
    • Onde estamos
    • Links úteis
    • Newsletter
  • Doar
    • Apoie a Nossa Missão
Logo Image
Bem Vindo(a)
  • Sair
    • Área Admin
      • IntraNet
      • Suporte

CÁRITAS NO MUNDO

Início > CÁRITAS NO MUNDO
“Não esqueçamos o sofrimento do povo ucraniano”

Dado o contexto pandémico e as dificuldades económicas, a Ucrânia vive numa situação muito difícil, que a atual ameaça de intervenção militar tende a agravar ainda mais.

O leste do país vive em estado de guerra desde 2014 – um conflito por vezes esquecido, que já fez 14 mil vítimas mortais, que forçou 1,5 milhão de pessoas a fugir de suas casas, e com cerca de 2,9 milhões a precisar atualmente de proteção humanitária. Aqui, as pessoas continuam a enfrentar diariamente a perda de vida, traumas e a destruição de infraestruturas vitais à satisfação de necessidades básicas.

Com uma história de 30 anos, tem sido nesta região que a Caritas Ucrânia tem estado a servir e a ajudar as pessoas que sofrem os efeitos deste conflito, devolvendo-lhes a esperança e ajudando-as a viver com dignidade. Nestes  8 anos, ajudou quase 950 mil pessoas nas áreas afetadas, começando pelas que vivem em condições mais vulneráveis, e graças ao apoio incansável de mais de 2 mil funcionários e voluntários.

Os seus programas compreendem a distribuição imediata de alimentos, de água, a oferta de apoio psicossocial, de cuidado domiciliário em áreas de difícil acesso, de meios de subsistência e de desenvolvimento comunitário.

Hoje, a Caritas está muito preocupada com a presente situação e as consequências que uma escalada de violência teria sobe a população no seu todo (43 milhões). Mas vai-se preparando para enfrentar qualquer eventualidade, com base na experiência adquirida, ao erguer centros locais em todo o território da Ucrânia.

No meio da destruição, a Caritas testemunha, em cada gesto de cuidado, que as pessoas não estão abandonadas, e que a dignidade é restaurada.

Texto e fotografia: Caritas Internationalis, com tradução e adaptação CDL

 

 

 

 

 

 

Em 2024, Fomos

81,808584

Colaboradores

 

Em 2024, Apoiámos

818581

Pessoas

 

Em 2024, Apoiámos com

84,858286

euros

© 2022 Todos os direitos reservados.

Loading...

Insert/edit link

Enter the destination URL

Or link to existing content

    No search term specified. Showing recent items. Search or use up and down arrow keys to select an item.
      Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.