Nota de pesar e solidariedade nos incêndios de setembro de 2024
Neste momento de grande sofrimento, D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, torna público o seu pesar pelas vítimas dos incêndios que assolam Portugal. Expressa a sua profunda solidariedade a todas as famílias afetadas pela morte, pela destruição ou pelo medo.
A perda de vidas, de lares e de recursos naturais fere de forma terrível todas as pessoas e convida a que este momento seja vivido em união de oração e de ação. De forma muito particular, eleva a Deus uma súplica pelas vítimas mortais.
O Patriarca de Lisboa quer também prestar homenagem a todos os homens e mulheres que combatem as chamas, bombeiros, proteção civil, forças de segurança e civis. Invoca o Divino Espírito Santo, pedindo que a todos fortaleça, encoraje e guie nestes momentos de maior tensão e desgaste físico e emocional.
Finalmente, apela à população que assuma todos os gestos e atitudes da maior responsabilidade na prevenção dos fogos. Convida, ainda, a que sejam seguidas todas as indicações dadas pelas autoridades competentes.
Lisboa, 17 de setembro de 2024